Profissionais da UPAE de Arcoverde tiveram, na última quinta-feira (02), oportunidade de aprender mais sobre primeiros socorros em crianças. Os colaboradores passaram por uma capacitação que reuniu teoria e prática. O monitor foi o Sargento Alexandre Barbosa, do Corpo de Bombeiros.
O evento aconteceu em alusão ao Mês da Segurança do Paciente, que é assim conhecido por causa da celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente, ocorrido em 17 de setembro passado. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância de práticas seguras na assistência à saúde, o sargento Alexandre, que também é enfermeiro, mostrou o que deve ser feito caso uma criança se engasgue de forma grave.
De acordo com ele, “Aprender a agir nos primeiros segundos, antes mesmo do atendimento médico, é crucial. Tosse é bom, silêncio é mau. Se a criança não emite som e fica roxa, é hora de agir imediatamente”. Gestores da unidade agradeceram ao profissional por compartilhar sua experiência com a equipe da UPAE.
Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Arcoverde está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de Luiz Gonzaga.