A UPAE Caruaru está trazendo uma novidade promissora no tratamento de pacientes com fibromialgia. A unidade passou a oferecer atendimento fisioterapêutico ambulatorial, com o objetivo de garantir uma assistência contínua e multidisciplinar a esses pacientes. A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada, fadiga e distúrbios do sono, entre outros sintomas. A fisioterapia desempenha um papel fundamental no manejo dessa condição, proporcionando alívio da dor, melhora da função física e qualidade de vida.
Na última quinta-feira (01), foi realizado o encontro dos pacientes no "Arraiá da Fibromialgia", um momento de compartilhamento de conhecimento que contou com muita música de forró e comidas típicas. A ação foi organizada pela fisioterapeuta Maytta Rochelly e Nathallya Lima, proporcionando um ambiente de apoio e confraternização para os pacientes que participam do programa. O projeto é gerenciado pelas fisioterapeutas Maytta Rochelly e Vanessa Portela.
O tratamento tem foco um atendimento personalizado e abrangente, buscando fornecer uma abordagem multidisciplinar para o tratamento da fibromialgia, contando com a participação de fisioterapeutas, médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais de saúde, conforme necessário. Além disso, o programa enfatiza a educação em saúde contínua do paciente, a realização de exercícios terapêuticos, terapias complementares e acompanhamento constante. O objetivo principal é melhorar a capacidade funcional e promover uma atividade física regular adaptada às necessidades individuais de cada paciente. O programa também conta com terapias complementares como a auriculoterapia, que são utilizadas como ferramentas adicionais no cuidado dos pacientes, visando a redução da dor e a melhoria das funções básicas.
Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.