Hospital da Mulher do Recife - Os 10 anos da Politica Nacional de Segurança do Paciente e as práticas de segurança no ambiente cirúrgico

Marlise Nadler     25/05/2023
...

“Hipócrates (460 a 370 a.C) escreveu em um de seus postulados o intitulado Primun non nocere que significa Primeiro não cause o dano. O conhecido filósofo já tinha conhecimento, desde essa época, que o cuidado poderia causar algum tipo de dano. Ao longo da história, foi ficando mais claro para outros personagens, que se necessitava de uma melhoria do cuidado na assistência prestada a pessoa em vulnerabilidade.

Por intermédio desses personagens, foi possível conhecer a importância da organização do cuidado, da criação de padrões de qualidade em saúde, da variabilidade clinica e do cuidado baseado em evidências.

Nesse contexto, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013. O objetivo geral é o de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de Saúde do território nacional, sejam públicos ou privados.

A assistência cirúrgica tem sido um componente essencial da assistência em saúde pelo mundo por quase um século. Para nós, que fazemos parte do time da qualidade do Hospital da Mulher do Recife, ligado ao HCP gestão, foi motivo de muita alegria a comemoração dos 10 anos da Politica Nacional de Segurança do Paciente, enfatizando as práticas de segurança no ambiente cirúrgico, nos movendo como instituição a ter um ambiente seguro, com práticas seguras, garantindo uma assistência baseada em  evidências e em nossa filosofia, que é a humanização”.

João Lino Júnior – Coordenador de Qualidade e Segurança do Paciente (Hospital da Mulher do Recife).