Hospital da Mulher do Recife
logo-hmr.png
Aberto 24h
(81) 2011.0100
ouvidoria@hmr.org.br
BR-101, s/n, Curado, Recife - PE (em frente a Ceasa)

Hospital da Mulher do Recife
Dra. Mercês Pontes Cunha

O Hospital da Mulher do Recife é a primeira unidade de saúde de grande porte construída na gestão do Recife. Foi inaugurada em 10 de maio de 2016, sendo construída e equipada por meio de recursos municipais, estaduais, federais e de emendas parlamentares. O HMR está localizado na BR-101, S/N, no bairro do Curado, instalado em uma área de 30 mil m².

Cuida do público feminino desde a infância (a partir dos 10 anos de idade) até a terceira idade. O atendimento segue a filosofia da humanização na saúde.

Equipamento da Prefeitura da Cidade do Recife, O Hospital da Mulher do Recife é administrado pelo HCP Gestão, uma Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco, através de um contrato de gestão.

Exames e especialidades

Atende urgência e emergência ginecológica e obstétrica.

Conta com as seguintes especialidades:
Obstetrícia (Pré-natal de Alto Risco) Ginecologia Geral, Climatério, Infanto-puberal, Planejamento Familiar, Egresso, LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais). Cardiologia Mastologia Endocrinologia Psiquiatria Reumatologia Dermatologia Sexualidade


O ambulatório dispõe também de:
Odontologia Salas de Vacina Sala de coleta de exames laboratoriais Sala de curativos


Entre as especialidades não médicas estão:
Enfermagem Nutrição Psicologia Serviço Social

Centro de Parto Normal - Conta com cinco suítes de PPP (pré-parto, parto e puerpério), área de convivência e três salas de PP (pré-parto) com dois leitos cada, totalizando 11 leitos. Segue a filosofia de assistência humanizada ao pré-parto, parto e nascimento.

Alojamento Conjunto
Primeiro andar – Neste, ficam internadas as puérperas e seus bebês. Conta com 13 enfermarias com quatro leitos cada, mais dois leitos de isolamento.
Segundo andar – Neste, funciona a Enfermaria de Alto Risco, onde ficam internadas as gestantes com problemas maternos ou clínicos que necessitam de maior vigilância. Conta com 21 leitos.

Alto Risco – O HMR conta com 68 leitos de alto risco, inaugurados em 17 de dezembro de 2019. Estão assim distribuídos: 10 leitos de UTI da Mulher; 10 leitos de UTI Neonatal; 15 leitos de UCI Convencional e 12 leitos de UCI Canguru, além de 21 leitos de enfermaria de gestação de alto risco. Esses leitos recebem mulheres que necessitam de tratamento em UTI ou que precisam de tratamento clínico no curso da gravidez, além de atender aos recém-nascidos graves do HMR, que precisam de assistência especializada.

São realizadas cesáreas e cirurgias ginecológicas e dermatológicas. São seis salas de cirurgia e sete leitos de recuperação anestésica. Amiu, curetagens e os demais procedimentos obstétricos.

Dotado do mesmo porte de centros instalados em grandes hospitais da cidade, oferta uma ampla variedade de exames como:
Ressonância Magnética Tomografia Computadorizada Mamografia Desintometria Óssea Ultrassonografias Raio-X

Funciona dentro do Hospital da Mulher do Recife. Recebe mãe, gestante e bebê que tiveram alta da maternidade, mas que ainda precisam de proximidade dos serviços de saúde. A Casa possui 20 leitos, conta uma equipe multiprofissional (psicóloga, enfermeira e técnica de enfermagem) e está amparada por toda estrutura hospitalar. Também oferece atividades manuais e artesanais.

Inaugurado em 15 de julho de 2016, oferece à vítima de agressão uma linha completa de cuidados, que vai do atendimento médico, equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogas, assistentes sociais) até à perícia do IML e boletim de ocorrência (se a mulher assim desejar). O centro funciona 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano, e está disponível por livre demanda de todas as mulheres do Estado, a partir dos dez anos de idade.

Outros serviços:
Ouvidoria Agência Transfusional Serviço de Cartório Testes (do Pezinho, Orelhinha, Olhinho e Coraçãozinho) Banco de Leite Humano

Como ser atendido

O caminho é sempre através da Atenção Básica. O acesso das usuárias obedece o fluxo de marcação estabelecido pela Central de Regulação Municipal, respeitando sempre a ordem cronológica da solicitação e a classificação de risco, estabelecida pelo profissional de saúde. Concluído o agendamento, a usuária é comunicada por meio de SMS, contato telefônico ou pela própria unidade solicitante.

A exceção Sony Santos e da Emergência, que funciona por demanda espontânea, com livre acesso. O Centro também é o único setor que atende mulheres de todo o Estado.
 
fluxograma-do-paciente-hmr.png

Orientações

Ouvidoria

Contato

Central Telefônica
(81) 2011.0100
Assessoria de Imprensa
Fone: 2011 - 0100 ramal 170
Ouvidoria
Atendimento Presencial – 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
E-mail: ouvidoria@hmr.org.br
Contato Telefônico – (81) 2011 – 0150 ou (81) 2011 – 0100 ramal 207
Setor de Regulação
(81) 2011.0150  RAMAL 106