HMR promove treinamento de Reanimação Cardiopulmonar em Gestantes

Comunicação Interna     16/01/2026
...


O Hospital da Mulher do Recife (HMR) realizou, na tarde desta quinta-feira (15), um treinamento em Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em gestantes, voltado para o fortalecimento da assistência em situações de emergência obstétrica. A capacitação aconteceu às 16h, no auditório do térreo da unidade. Ao todo, 13 profissionais se inscreveram, sendo 9 participantes de forma presencial e os demais acompanhando on-line, ampliando o alcance da atividade.

O treinamento contou com a presença da diretora do HMR, Ana Karla Goes, que destacou a relevância da iniciativa para a segurança materno-fetal. “A capacitação das equipes é fundamental para garantir respostas rápidas e seguras em situações críticas. Treinamentos como esse fortalecem o cuidado e salvam vidas, tanto da mãe quanto do bebê”, ressaltou a diretora.

A Ressuscitação Cardiopulmonar em gestantes é um tema de extrema importância para hospitais e maternidades, uma vez que envolve particularidades fisiológicas e assistenciais que exigem preparo específico das equipes multiprofissionais. O domínio das técnicas corretas e o trabalho integrado podem ser decisivos para o desfecho positivo em situações de alto risco.

O treinamento foi ministrado pelo Dr. Felipe Torres, ginecologista obstetra, pós-graduado em terapia intensiva, que reforçou a necessidade de preparo técnico e atuação em equipe diante desse tipo de emergência. “É fundamental treinar, respeitar os tempos corretos da reanimação e aprender a trabalhar em grupo. Trata-se de uma situação pouco comum, mas para a qual os profissionais precisam estar preparados para oferecer a assistência adequada”, destacou o médico.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob a administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A direção geral é de Ana Karla Góes.

...
...
...
...
...
...