HCP Gestão

HCP Gestão

Em 1945, a Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), entidade privada beneficente e sem fins lucrativos, surgiu com o objetivo de prestar serviços de saúde na área de oncologia. Nascia, assim, o Hospital de Câncer de Pernambuco, primeira instituição do Estado a tratar pacientes de câncer de forma inteiramente gratuita. Quase 70 anos depois, em 2014, a SPCC, que já mantinha o Hospital de Câncer, decidiu expandir a sua atuação e se qualificou junto ao Governo do Estado de Pernambuco como Organização Social de Saúde (OSS). Com a mudança, surgia a Organização Social de Saúde HCP Gestão, que hoje responde pelo gerenciamento de quatro unidades de saúde no Estado.
O decreto nº 40.537, assinado em 27 de março de 2014, pelo então governador Eduardo Campos, deu à SPCC a permissão para celebrar contratos de gestão com o Estado de Pernambuco na área da saúde. No mesmo ano, após participar de processos de seleção pública, a OSS HCP Gestão assumiu a direção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) Deputado Áureo H. Bradley e Padre Assis Neves, construídas, respectivamente, em Arcoverde e Belo Jardim.

Em fevereiro de 2016, por meio do decreto nº 29.420, a SPCC conquistou a qualificação de OSS junto à Prefeitura do Recife. Em maio do mesmo ano, o HCP Gestão venceu o processo licitatório para a gestão do Hospital da Mulher do Recife – Maria das Mercês Pontes Cunha, primeira unidade de saúde de grande porte construída pela Prefeitura do Recife. Ainda em 2016, venceu a seleção pública para a administração da Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Deputado Antônio Luiz Filho, no Arruda.
imagem-maquete-hospital-compressor.png

O que são as OSS?

As Organizações Sociais de Saúde são pessoas jurídicas de direito privado e sem fins lucrativos, criadas para prestar atividades de relevante valor social. Os contratos de gestão firmados entre as OSS e o Poder Público garantem mais flexibilidade, produtividade, eficiência e efetividade na prestação de serviços. Esse modelo de parceria promove, ainda, maior autonomia na gestão e está atrelado a um compromisso prévio de metas tanto em relação à quantidade como à qualidade destes atendimentos. 

Conheça as unidades de saúde geridas pelo HCP Gestão