A Reunião Científica Multidisciplinar do HMR ocorrida nesta quarta-feira (03), voltada para os estudantes, residentes e doutorandos da unidade, trouxe a médica ginecologista e obstetra Luisa Pimentel para uma conversa sobre "A Importância dos Cuidados de Pré-Natal”.
Realizada no auditório Luiz Carlos Santos, a conversa abordou a história do pré-natal, contando como surgiu o exame, quando chegou no Brasil e a sua evolução ao longo dos anos, além de sua importância para a saúde do bebê e da mãe.
O pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gravidez. Durante as sessões, o médico deverá esclarecer todas as dúvidas da mulher sobre a gravidez e sobre o parto, assim como pedir exames para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê. Segundo a Dra. Luisa Pimentel, em geral, a mãe deve realizar em torno de seis consultas. “Se a mãe seguir direitinho todo o planejamento do pré-natal, ela tem em média 6 consultas. Mas com certeza passa disso, chegando a até 14”, enfatizou, lembrando que o ideal é a mãe realizar os atendimentos com até 10 semanas de gestação.
Ao longo da palestra, foram trazidos estudos sobre o pré-natal, assim como os documentos que a gestante tem direito, como a caderneta da gestante. Além disso, foi falado das doenças maternas que mais afetam as mães no Brasil. A Pré-eclampsia, por exemplo, é a principal causa de morte materna no país, enfatizando a importância dos exames.
Ao fim do encontro, a Dra. Jucille Menezes, coordenadora da comissão de residência médica do HMR, agradeceu a palestrante pela aula. “Muito obrigada, Luisa, pela sua apresentação. Obrigada por se disponibilizar em vir para cá e dar uma aula tão boa.”, concluiu.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A direção geral é de Isabela Coutinho