A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes para a diminuição da propagação de patógenos (agentes causadores de doenças), bem como para a prevenção de infecções. Com essa consciência em mente, as unidades de saúde do HCP Gestão vêm promovendo ações educativas mais intensas, aproveitando também o 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos.
Na UPAE de Caruaru, as áreas de CCIH, do Núcleo de Segurança do Paciente e a CIPA realizaram palestra enfatizando a importância dessa ação tão simples, mas com grande impacto positivo no controle de infecções. Na unidade foi realizada uma demonstração prática de todas as etapas da higienização. Para isso, foi utilizada uma pia itinerante. Também foram distribuídos frascos de álcool em gel para os pacientes e acompanhantes nas recepções da UPAE.
No Hospital São Sebastião, um jogo lúdico demonstrou de forma simples, prática e direta o poder da lavagem das mãos para evitar, por exemplo, a contaminação cruzada, que se caracteriza pela transferência acidental de contaminantes biológicos. A contaminação cruzada deve ser evitada ao máximo em todos os ambientes para não colocar em risco a saúde das pessoas. No HSS, o dia 5, de Higienização das Mãos, e o dia 15, de Controle da Infecção Hospitalar, foram lembrados de forma conjunta sob a coordenação do Núcleo de Segurança do Paciente e da CCIH.
A UPAE de Belo Jardim ensinou a correta lavagem das mãos, de uma forma lúdica e interativa, que envolveu os colaboradores da unidade. Foram utilizados jogos e brincadeiras educativas em atividades organizadas pelas comissões da CCIH, CEPS e NSP (Núcleo de Segurança do Paciente).
Na UPAE do Arruda, a equipe de Enfermagem coordenou uma ação que demonstrou a técnica correta de higienização das mãos. O objetivo foi o de ressaltar a importância de tornar a prática uma rotina de vida, uma vez que a lavagem das mãos é um método simples e eficaz de prevenir e propagar infecções. Na ocasião, foram realizadas dinâmicas com mãozinhas de papel com frases sobre o tema.
A UPA de Igarassu, por sua vez, realizou um processo educativo e de conscientização por meio de uma dinâmica com os colaboradores. Nesse processo, cada pessoa utilizou óculos para oclusão visual e sonora, tendo, assim, que realizar a lavagem das mãos sem enxergar ou ouvir nada. Uma tinta laranja era utilizada de forma que, ao final, era possível visualizar os locais das mãos que não foram higienizados corretamente. Os coordenadores da atividade enfatizaram a importância de dar ênfase durante a esfregação, na palma das mãos, no dorso, entre os dedos, no polegar e no punho.
A UPAE de Arcoverde fará sua atividade alusiva ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, no próximo dia 19.05 (quinta-feira), no espaço multiprofissional da unidade. A ação, coordenada pela enfermeira Luana Oliveira, será voltada para os colaboradores da UPAE. O Hospital da Mulher do Recife também está se organizando para realizar evento educativo alusivo à data.
Todas essas unidades estão sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.