Pacientes com necessidade de diagnóstico de doenças cardíacas serão os maiores beneficiados
Os paciente que são atendidos na Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Antônio Luiz Filho, localizada no Arruda, Zona Norte do Recife, agora contam com um melhor diagnóstico e acompanhamento da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e Monitoramento Cardíaco. A partir desta segunda-feira, (11) de abril, a unidade passou a ofertar mensalmente 60 exames de MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e 60 exames de Holter (Monitoramento Contínuo), garantindo agilidade na linha de cuidado dos pacientes da rede municipal e reduzindo ainda mais o fechamento diagnóstico dos usuários do serviço de cardiologia.
A ampliação do apoio diagnóstico possibilitará ao médico uma visão completa do comportamento da pressão arterial do paciente. Esse monitoramento é fundamental para o diagnóstico correto da hipertensão e da eficácia de medicamentos em pacientes hipertensos. “A melhoria no diagnóstico com esses equipamentos e serviços, trarão mais opções de tratamento aos usuários. A oferta de Holter e Mapa pelo UPAE com certeza fará uma grande diferença na assistência aos nossos pacientes", destacou a coordenadora geral da unidade, Adriana Bezerra.
A UPAE do Arruda recebeu 10 novos equipamentos, sendo cinco gravadores de Holter e cinco gravadores de Mapa. Por semana, 30 pacientes serão monitorados pelos novos equipamentos e retornarão a unidade após 24h. O exame de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) é usado para a verificação da pressão arterial de forma mais aprofundada, avaliando o paciente por 24 horas. Esse exame é de fundamental importância para o acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial, permitindo, por exemplo, o diagnóstico da eficácia do tratamento hipertensivo.
Já o sistema Holter registra a atividade elétrica do coração de maneira contínua por 24 horas, possibilitando identificar arritmias cardíacas, muitas vezes ausentes no eletrocardiograma comum de consultório. É um exame essencial para o acompanhamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de arritmias e doença coronariana.
Unidade de saúde da prefeitura do Recife, a UPAE do Arruda é administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.