HCP Gestão
Blog

UPAE de Arcoverde alerta sobre incidência de casos de Doenças Raras

 

Em atenção à incidência de doenças raras, a exemplo de esclerose múltipla, hemofilia, autismo, acromegalia, síndrome de Guillain-Barré e  hiperplasia, entre outras, que manifestam-se no início da vida e acometem pacientes de até cinco anos de idade, a UPAE de Arcoverde promoveu nesta segunda-feira (14), uma sala de espera com o tema Doenças Raras. A terapeuta ocupacional e palestrante convidada, Daniele Valgueiro, desmistificou alguns casos e mitos relacionados a essas doenças.  

‘’Pelo fato dessas doenças serem pouco conhecidas, acabam gerando muitas dúvidas nos pais e mães que possuem filhos nessa faixa etária. O desenvolvimento e prognóstico dessas crianças são trabalhados de forma individual pela equipe multiprofissional” , destacou a terapeuta ocupacional. 

Por meio desta conversa, pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento, passaram a conhecer o Centro de Referência em Doenças Raras do estado, que funciona no Recife, e dispõe de equipe multiprofissional especializada, como médico geneticista, pediatras, neurologistas, ortopedista, cardiologista, clínico geral, cirurgião pediátrico, gastropediatra e pneumologista, capacitados para assistência e acolhimento aos pacientes acometidos com essas doenças.  

Unidade do Governo do Estado de Pernambuco, a UPAE de Arcoverde é administrada pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral da UPAE é de Luiz Gonzaga.