O Dia do Fonoaudiólogo, celebrado anualmente no dia 9 de dezembro, marcou o encontro de mães e bebês do Hospital da Mulher do Recife (HMR). A equipe de fonoaudiologia, coordenada por Nádia Garcia, em parceria com a equipe multidisciplinar (Assistente Social, Psicologia e Enfermagem), promoveram uma roda de conversa com as mães dos Recém-nascidos internados na UTI , UCI Neo e UTI Canguru. “O trabalho do Fonoaudiólogo Neonatal é de fundamental importância para promover o bem-estar do bebê. Aqui no HMR atuamos na prevenção e detecção de deficiência auditiva, incentivando o aleitamento, a boa interação entre mãe e bebê e os estímulos ambientais com sons”, destacou a coordenadora e fonoaudióloga Nádia Garcia.
Durante o encontro, as mães puderam tirar dúvidas com relação aos testes da orelhinha e da linguinha e conhecer o trabalho do fonoaudiólogo neonatal. “Os benefícios da atuação do fonoaudiólogo estão relacionados diretamente à preparação do bebê para alimentação, coordenação da sucção, respiração, deglutição e treino para sucção, contribuindo para alta hospitalar”, destacou. A intervenção fonoaudiológica no Hospital da Mulher atua na estimulação de forma precoce da sucção dos RN’s, papel fundamental para uma alimentação segura no seio materno, alicerçada no prazer e contribuindo assim para a diminuição do tempo de internação.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.