O Hospital da Mulher do Recife (HMR) deu início nesta quinta-feira (25), a programação para marcar a campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. A unidade preparou uma série de ações para sensibilizar e conscientizar as usuárias sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher.
A campanha anual e internacional, que vai de 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, também contará com uma programação externa que marcará a data com ações de divulgação do Centro Sony Santos, que funciona na unidade.
Este ano, a abertura da campanha contou com o lançamento da exposição montada em um dos espaços de convivência da unidade. A exposição reúne 14 cartazes informativos, com o objetivo de divulgação do serviço para as mulheres que são assistidas na unidade. As peças alertam sobre alguns temas importantes, tais como os tipos de violência doméstica, as leis que garantem apoio integral às vítimas e ações de prevenção e combate que podem ajudar as mulheres a buscarem ajuda, além de informações sobre o Centro Sony Santos. A organização da campanha é da coordenadora do Centro, a psicóloga Eduarda Pontual.
Durante os 16 dias de campanha, a unidade vai realizar salas de espera, rodas de diálogo, capacitações e outras ações de conscientização e empoderamento feminino para colaboradoras e usuárias. Também como forma de propagação do serviço, a equipe de psicólogas e assistentes sociais que compõem a equipe do Sony Santos preparou uma agenda que percorrerá diversos pontos da cidade com entrega de panfletos e informações sobre o Centro, a fim de levar a mensagem da campanha.
O Centro Sony Santos - Inaugurado em julho de 2016, no Hospital da Mulher do Recife, atende mulheres (cis ou trans) e homens trans (com útero), oferecendo à vítima de agressão um acolhimento integral, com atendimento por uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. O serviço é modelo único no País por concentrar em um só local, atendimento médico multiprofissional para a vítima de agressão, além de boletim de ocorrência – caso a mulher deseje – e perícia do legista, em caso de necessidade. O Sony Santos funciona 24 horas por dia, todos os dias, e está disponível por livre demanda para todas as pessoas do Estado, a partir dos 10 anos de idade.
Equipamento da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.