HCP Gestão
Blog

Novembro Azul tem programação para colaboradores e pacientes na UPAE do Arruda

 

 

 

 

A UPAE do Arruda iniciou na última segunda (08), sua programação alusiva ao Novembro Azul. O mês é dedicado à conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, em especial, à prevenção ao câncer de próstata. Na UPAE, a campanha começou com uma palestra do urologista da unidade, Marcell Lins Melo, voltada para pacientes e acompanhantes do ambulatório. “Agradeço muito ao Dr. Marcell por essa partilha de conhecimentos. Que este seja um mês de enfrentamento e sensibilização para que possamos ter uma população masculina mais saudável”, destacou Adriana Bezerra, coordenadora geral da UPAE do Arruda.

 

Ela também lembrou a importância do papel da mulher, seja como esposa, mãe, amiga ou irmã, no sentido de estimular o homem a buscar um serviço de saúde para fazer suas consultas preventivas, uma vez que historicamente a população masculina procura menos os médicos do que as mulheres. Essa também foi uma das questões abordadas por Marcell Melo. “Um dos fatores que leva o homem a se descuidar da saúde é o preconceito”, esclareceu o médico.

 

Segundo ele, essa conduta, muitas vezes, atrasa o diagnóstico de doenças, como o câncer de próstata. “Quem descobre a doença no estágio inicial tem possibilidade de cura de 90%”, informou. O urologista lembrou ainda que os exames para rastreamento do câncer de próstata são a dosagem do PSA e o toque retal, e que os dois devem ser realizados, uma vez que é a combinação entre eles que permite a detecção precoce da doença.

 

Inicialmente, está indicada para fazer os exames de rastreio, a população masculina acima de 50 anos. Porém, alguns homens precisam fazer por volta dos 45 anos, como os de cor negra (apresentam mais tendência à doença) e também aqueles com histórico familiar. Mas, independentemente da idade, qualquer homem que apresentar sintomas, como dificuldade para esvaziar a bexiga, sangramento na urina e outros sintomas, deve procurar um médico clínico ou um especialista.

 

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. 

 

Seguem as próximas ações da campanha:

 

Dia 19 (sexta-feira) - Projeto Integrar-  Atenção à Saúde do Homem no Novembro Azul - Corpo e Mente. Atividade voltada para os colaboradores homens da unidade. Com as psicólogas Aliza Karla Araújo e Eliane Bezerra, às 8h.

 

Dia 22 (segunda-feira) - Roda de conversa com os colaboradores homens da unidade. Com o urologista Dr. Marcell Lins Melo, às 14h.