HCP Gestão
Blog

UPAE de Belo Jardim encerra programação do Outubro Rosa com mensagem de cuidados além do período da campanha


Marcada pela conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero, a programação da Comissão de Educação Permanente em Saúde da UPAE de Belo Jardim para o mês de outubro chegou ao fim com um alerta dos especialistas: a prevenção contra as doenças precisa ir além do período da campanha. Durante todo o mês, a mensagem de autocuidado chegou aos pacientes e colaboradores através de palestras, oficinas e salas de espera, com orientações de prevenção, diagnóstico e tratamento sobre o segundo tipo de câncer com maior incidência na população feminina.

A programação, que teve início já no primeiro dia do mês, contou com a distribuição de laços rosa em alusão à campanha. A enfermeira Débora Delicato contribuiu com as ações, repassando a mensagem de prevenção para além do mês de outubro. A profissional reuniu as colaboradoras nesta terça-feira (26), no Espaço Saúde, com orientações sobre o câncer de mama. O Mastologista Dr. José Peixoto também participou com orientações médicas a respeito da importância da prevenção e detecção precoce dos vários tipos de câncer. A emoção tomou conta da unidade, a partir do depoimento de superação do câncer de mama por parte de pacientes do Hospital do Câncer de Pernambuco.

                                                                                              

A fim de marcar o enceramento da campanha, nesta quarta-feira (27), um momento especial de cuidados com a saúde mental, voltado às colaboradoras, reforçou a mensagem de prevenção. A assistente social Maristela Brito conduziu a meditação como prática de autocuidado. O momento teve a participação da fisioterapeuta Talluana Valença, que repassou técnicas para a realização da massagem facial de relaxamento. A psicóloga Mônica Lyra também contribuiu com uma dinâmica estimulando a valorização da vida e enfrentamento do medo. O chá rosa foi servido ao som de uma poesia declamada pelo colaborador Wendson Carvalho.

Unidade do Governo do Estado de Pernambuco, a UPAE de Belo Jardim está sob a gerência geral de Alexandra Silvestre e administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.