HCP Gestão
Blog

Profissionais da UPAE de Caruaru recebem formação e atualizam conhecimentos sobre os cuidados com pacientes de bexiga neurogênica

O Núcleo de Educação Permanente da UPAE de Caruaru, com o apoio da equipe de treinamento da Coloplast, promoveu na última sexta-feira (22), a capacitação em cuidados de enfermagem ao usuário de Bexiga Neurogênica. Entre aulas teóricas e práticas, a atualização sobre os cuidados com pacientes de bexiga neurogênica reuniu toda a equipe de enfermagem da unidade a fim de aprimorar a técnica com demonstrações dos diversos produtos existentes no mercado para a realização do cateterismo urinário intermitente vesical adulto e infantil. 

“Na prestação de cuidados aos pacientes com bexiga neurogênica, o objetivo do trabalho do enfermeiro aqui na unidade é realizar a readaptação social do paciente. O processo de reabilitação é árduo, longínquo e envolve elementos psicossociais, culturais, econômicos e políticos, o que o torna um desafio, tanto para o paciente quanto para o enfermeiro”, destacou a enfermeira representante da Coloplast, Julyana Campos. 

A formação oferecida aos profissionais teve como principal objetivo capacitá-los, repassando as orientações necessárias para realização do procedimento, atuando na prevenção de infecção urinária, como também para o gerenciamento dos recursos materiais para sua realização. Além de buscar melhorias para o desenvolvimento da técnica, o foco das atividades práticas desenvolvidas na formação buscou tornar o procedimento mais preciso seguro, a fim de reduzir os riscos de trauma de uretra e de infecção do trato urinário durante a execução. 

Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru é administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de João Peixoto.