HCP Gestão
Blog

Planejamento Reprodutivo integra ações do Outubro Rosa no Hospital da Mulher

 

O Hospital da Mulher do Recife segue com as atividades do Outubro Rosa, com exames de mamografia, salas de espera e inserção de DIU. Nesta sexta-feira (15), 20 mulheres foram beneficiadas com a colocação do dispositivo intrauterino. Todas tiveram acesso ao procedimento por livre demanda, ou seja, sem a necessidade de marcação prévia pela regulação do município. Isso aconteceu por causa do mutirão da campanha do Outubro Rosa.

 Antes do procedimento, as pacientes assistiram a uma palestra do Planejamento Reprodutivo com a coordenadora de Enfermagem do ambulatório do HMR, Sílvia Holanda. Ela explicou sobre o funcionamento e indicações do DIU, além de condutas, como a volta da paciente ao Hospital, para revisão, após 30 dias da colocação do dispositivo. A estudante e comerciante Francielle Rosilda, 23 anos, foi uma das participantes do mutirão. Mãe de um bebê de 2 anos e oito meses, ela não quer ter mais filhos no momento. “Colocar uma criança no mundo é muita responsabilidade e sou muito nova para engravidar novamente agora”, afirmou.

 Outra paciente, Luana Bezerra da Silva, 32 anos, é mãe de um bebê de 2 meses e meio. “Eu já havia tentado colocar o DIU pelo plano de saúde, mas o máximo que consegui foi uma consulta para o mês de novembro. Pelo Hospital da Mulher foi bem mais fácil e estou muito feliz com essa oportunidade”, destacou. O procedimento de inserção dos DIUs está sendo feito pelos ginecologistas e obstetras, Cleytoon Davyd e Andréa Pires, com a colaboração dos residentes médicos dessas especialidades. A procura pelo mutirão superou as expectativas e todas as vagas previstas já foram preenchidas.

 Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.