HCP Gestão
Blog

UPAE de Arcoverde lembra o Dia Mundial do Idoso com atividade de incentivo e orientação para a terceira idade

 

 

Outubro é um mês especialmente importante para os idosos porque neste período são comemorados os dias nacional e internacional da pessoa idosa. Além de homenagear as pessoas que passaram dos 60 anos de idade, as datas tem o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde para as pessoas dessa faixa etária. Pensando neste propósito, a UPAE de Arcoverde realizou, no último dia 09, uma roda de conversa com o tema “Independência e Autonomia na Terceira Idade”, conduzida pela terapeuta ocupacional Daniele Valgueiro.

 O evento foi voltado para pacientes da unidade. Na ocasião, Daniele destacou a importância de incentivar independência e autonomia do idoso. “Entendemos que, com o avançar da idade ocorrem limitações das atividades. Mas, no caso de tarefas que ainda podem ser executadas, isso dever ser estimulado e valorizado. Por exemplo, a pessoa pode não conseguir resolver problemas bancários, mas se tem condições de ir a uma padaria ou em algum outro lugar fazer uma compra, isso deve ser incentivado”, afirmou ela.

 De acordo com a terapeuta ocupacional, isso é importante porque quando o idoso se sente autônomo e independente, ele se sente seguro. “Essa é uma fala dos próprios idosos”, informou Daniele Vergueiro que atua no Centro do Idoso, em Arcoverde. “Ser útil impede que eles cheguem a uma situação de isolamento social e, também, evita que mais tarde o idoso desenvolva um transtorno muito frequente nesta faixa etária que é a depressão”, ressaltou.  

 Daniele falou ainda do papel da família em escutar o idoso e deixá-lo ser protagonista nas atividades diárias que ele consiga realizar, também da  importância da convivência saudável com familiares, amigos e grupos da terceira idade. E ressaltou que o idoso precisa essencialmente realizar atividades prazerosas, de lazer e atividade física. Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Arcoverde está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de Luiz Gonzaga.