HCP Gestão
Blog

Residentes médicos do HMR recebem capacitação para inserção do implante contraceptivo

A fim de aprimorar os conhecimentos técnicos sobre as novas diretrizes do implante contraceptivo subdérmico Implanon, o Hospital da Mulher do Recife (HMR), dentro das ações do Outrubro Rosa, realizou na manhã desta quinta-feira (14), um treinamento voltado para os residentes médicos que farão a aplicação do dispositivo durante a campanha. A capacitação é uma iniciativa da residência médica de Ginecologia e Obstetrícia do HMR, sob a coordenação do médico Cleytoon Davyd.

O treinamento iniciou com o conteúdo teórico, no qual os residentes foram apresentados aos principais pré-requisitos de aplicação, etapas de implantação e técnicas do método contraceptivo hormonal de longa duração. Os residentes médicos acompanharam um vídeo ilustrativo com o passo a passo e os materiais necessários para as etapas de implantação e remoção do dispositivo.


Em parceria com o Hospital da Mulher, a empresa de medicamentos e soluções na área de saúde reprodutiva Organom realizou a doação de 8 dispositivos, para que cada participante pudesse exercitar a prática da inserção. Durante o mês de outubro, através da equipe multidisciplinar do ambulatório de Planejamento Reprodutivo Familiar, as mulheres recifenses, em condições de vulnerabilidade social e pacientes que não apresentam indicação de DIU, serão agraciadas com o dispositivo Implanon.

Implanon - O implante contraceptivo tem ação duradoura de até 3 anos, sendo possível a sua remoção. O dispositivo atua na liberação do hormônio derivado da progesterona – o etonogestrel de porções inferiores às presentes na pílula. O procedimento de inserção do Implanon, que acontece no ambulatório do Hospital da Mulher, é feito com anestesia local, rápido e praticamente indolor. Além disso, é preciso descartar qualquer hipótese de gravidez antes da inserção.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.