HCP Gestão
Blog

Hospital de Campanha Aurora encerra atividades e celebra número expressivo de altas médicas

 

Mais de 5 mil pacientes foram admitidos na unidade que chegou a ter ocupação máxima de 98% dos leitos 

 

Após um ano e cinco meses dedicados aos cuidados com pacientes acometidos com a Covid-19, o Hospital de Campanha Aurora (HCA) encerra as atividades nesta quinta-feira (30). A unidade, administrada pelo HCP Gestão, integrou a rede de atendimento aos pacientes com o novo coronavírus e registrou 5.517 internamentos durante todo o período em que esteve em atividade. A partir do segundo trimestre deste ano, com o avanço da imunização e a diminuição dos casos graves, o hospital vivenciou a queda no número de admissões e a mudança no perfil de internação. Durante este período, a taxa de internação de idosos acima de 60 anos caiu de 54% para 32%.

“Cumprimos mais uma difícil missão para atender da melhor forma os pernambucanos que precisaram de assistência de saúde para enfrentar o novo corona vírus. Este foi um dos maiores desafios que já enfrentamos, porque montamos um hospital inteiro em tempo recorde e atendemos uma grande quantidade de pacientes. Neste período ajudamos a salvar muitas vidas. E é isto que nos estimula a seguir adiante”, destacou o superintendente geral do HCP Gestão, Filipe Bitu.

Durante 897 dias, 1.794 profissionais de diversas categorias que passaram pelo hospital, entre eles, técnicos, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos, se revezaram entre os 1.778 plantões para monitorar os 160 leitos, sendo 100 de UTI e 60 de enfermaria. No período de maior ocupação dos leitos a taxa chegou a alcançar 98% na UTI e 92% nas enfermarias. A unidade também comemorou o número expressivo de altas médicas: foram 3.338 pacientes recuperados da Covid-19.

Histórico - A inauguração do Hospital Provisório do Recife, então uma unidade pertencente à Prefeitura do Recife, ocorreu em 15 de abril de 2020, com a admissão do primeiro paciente no dia seguinte, 16 de abril. Erguido em um prazo de 20 dias, a unidade nasceu como hospital de campanha para atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. No dia 1º de abril de 2021, entretanto, o hospital passou a ser um equipamento do Governo do Estado e, com isso, recebeu um novo nome, Hospital de Campanha Aurora.

Unidade do Governo do Estado de Pernambuco, o Hospital de Campanha Aurora está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de Luciana Venâncio.