HCP Gestão
Blog

Residentes do Hospital da Mulher participam de capacitação sobre novo modelo de Dispositivo Intrauterino

 


Uma manhã voltada ao ensino e aprimoramento dos métodos e técnicas relacionadas à contracepção de locação. Nesta quinta-feira (23), em parceria com a empresa química e farmacêutica alemã Bayer, os oito residentes médicos em ginecologia do Hospital da Mulher do Recife (HMR) receberam um treinamento direcionado aos métodos contraceptivos de locação intrauterinos desenvolvidos pela empresa. A capacitação é uma iniciativa da residência médica de Ginecologia e Obstetrícia do HMR, sob a coordenação do médico Cleytoon Davyd.


O treinamento iniciou com o conteúdo teórico, no qual os residentes foram apresentados aos dois principais métodos de locação hormonais intra-uterinos da empresa, os DIUs Mirena e Kyleena. Apesar da similaridade, os dispositivos produzidos pela empresa alemã possuem algumas particularidades que foram dispostas na formação. Divergências quanto à indicação, contracepção, efeitos colaterais e eficácia, foram discutidas com base nos estudos clínicos de indicadores como, taxa de ovulação, alterações relevantes no peso corporal da mulher e taxa de expulsão.


A prática começou ainda no auditório do segundo andar da unidade, onde cada residente pôde ter uma experiência prévia da aplicação dos dispositivos através do simulador com uso de insertores que acompanham as embalagens. O campo prático se estendeu ao ambulatório, onde os residentes puderam inserir dois DIU’s hormonais distintos, sob orientação da médica do programa de planejamento reprodutivo, Andrea Amâncio. Ao todo, 17 mulheres foram agraciadas com a ação de aprimoramento dos métodos contraceptivos que serão ofertados na unidade.


Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.