HCP Gestão
Blog

Ciclo de palestras no Hospital da Mulher abordou a Segurança do paciente focada no parto e nascimento

 

 

A Programação da Semana Mundial de Segurança do Paciente, no Hospital da Mulher do Recife, foi encerrada nesta sexta-feira (24). O evento foi dividido em dois momentos. Primeiro, na abordagem das seis metas internacionais da segurança do paciente e em eventos adversos. Em um segundo momento, o foco foi “Aja para um parto seguro e respeitoso”, tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para a Semana deste ano. “O objetivo final do nosso trabalho é a promoção de uma experiência positiva, de qualidade e segura para os nossos pacientes. E, este ano, o evento está ainda mais especial para nós, pela abordagem focada na assistência ao parto e nascimento”, ressaltou a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

 

A iniciativa e organização do evento foram do coordenador de Qualidade e Segurança do paciente do Hospital, João Lino Júnior. Nesta quinta-feira, o ciclo de palestras teve abertura com a fala da diretora técnica da unidade, Cinthia Komuro. “A segurança da paciente começa na porta quando ela chega ao Hospital e só termina na alta quando a gente orienta para casa as medicações prescritas, o egresso e os cuidados com o bebê”, afirmou ela, ressaltando que a união e a interação multidisciplinar são fundamentais para uma assistência melhor.

 

E, no contexto da assistência multiprofissional, as palestras foram ministradas por médicas, farmacêuticas, enfermeiras e técnicas de enfermagem da unidade. Nesta quinta-feira, a palestra de abertura ficou a cargo da ginecologista e obstetra Nicole Viana Leal, que falou sobre a Aliança Nacional para um Parto Seguro e Respeitoso e, também, sobre Cuidados Intraparto, entre outras abordagens. Em seguida, a exposição foi realizada pela neonatologista Dafne Barcala Gomez, com o tema Cuidado Neonatal Seguro nas Normativas do SUS. A terceira palestra “A Importância do Técnico de Enfermagem na Cena do Parto” foi realizada pela técnica de enfermagem, Ruberlânia Paula Barbosa e, no encerramento do evento, a palestra “O Enfermeiro Obstetra na Linha de Frente para Assegurar o Respeito e o Protagonismo da Mulher no Cenário do Parto” foi proferida pela enfermeira Naiara Candido Pereira.

 

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.