HCP Gestão
Blog

Cuidados Maternos e Neonatais Seguros foram os destaques da semana na UPAE de Arcoverde


A UPAE de Arcoverde promoveu, esta semana, uma série de palestras alusivas à Segurança do Paciente com foco no cuidado materno e neonatal seguro. A iniciativa está em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com entidades como a Sobrasp (Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente). A OMS recomendou para o ano de 2021, que o Dia Mundial do Paciente, comemorado nesta sexta-feira (17), tenha sua atenção voltada para a segurança materna e neonatal.


Na UPAE de Arcoverde, a terapeuta Sheila Caetano ministrou a palestra “A importância do apoio social para a saúde mental materna”, na última quarta-feira (15). O público alvo foram os pacientes e acompanhantes da unidade. “O período perinatal é uma fase desafiadora e considerada como um período de crise do ponto de vista psicológico. Ou seja, só o fato de a mulher estar gestante, mesmo em uma gestação de risco habitual, já a coloca em situação vulnerável ao surgimento de doenças emocionais”, informou Sheila. É por isso, segundo a terapeuta, que é necessário o olhar atento e urgente da sociedade sobre essa temática.


“A saúde mental materna afeta diretamente a saúde emocional e a educação dos filhos, da família e toda a sociedade. Precisamos de uma sociedade que enxergue, acolha e garanta espaços para a mãe e o bebê”, complementou. De acordo com Sheila Caetano, estima-se que 20% das mulheres no Brasil desenvolvam depressão pós-parto, e dependendo da situação socioeconômica dessa mulher, este percentual pode chegar a até 40%. “Por isso, é tão importante iniciativas como essa da UPAE que dissemina a discussão sobre esse tema que é urgente”, afirmou a terapeuta.


Ainda nesta sexta-feira (17), a UPAE de Arcoverde promoveu a palestra “Gestantes e Neonatos: Técnicas de Manejo em casos de quedas e acidentes”, ministrada pela enfermeira obstetra Giselly Tavares. Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Arcoverde está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.