HCP Gestão
Blog

Semana Mundial de Segurança do Paciente ganha programação especial na UPAE de Caruaru

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um em cada dez pacientes possa ser vítima de erros ou eventos adversos durante a assistência à sua saúde. Nessa perspectiva, a UPAE de Caruaru preparou uma programação especial para a Semana Mundial de Segurança do Paciente, que este ano se volta para a atenção segura à mãe e ao recém-nascido, com ações em favor da segurança no parto. Até o próximo dia 24 de setembro, a unidade realizará treinamentos, palestras e orientações baseadas nas 6 metas internacionais de segurança do paciente, com o objetivo de oferecer um ambiente cada vez mais seguro aos usuários e profissionais de saúde. 

 

As ações tiveram início na última segunda-feira (13), com a palestra “Engajar e Empoderar Pacientes e Família Rumo a uma Assistência Segura”. O encontrou reuniu colaboradores a fim de se repassar orientações de suporte aos familiares voltadas à atenção da segurança do paciente. Na ocasião, a programação seguiu com a entrega de brindes e panfletos com orientações aos pacientes sobre o cuidado neonatal. 

 

Na terça-feira (14), a programação seguiu abordando a Segunda Meta Internacional de Segurança do Paciente, uma roda de conversas com o tema “Comunicação Efetiva Para Uma Assistência Segura”, buscou destacar a importância da comunicação completa e clara, entre os profissionais e setores, para a garantia e continuidade do cuidado. Uma gincana de perguntas e respostas e uma dinâmica de grupo buscou levar educação de forma descontraída. Nesta sexta-feira (17), a partir das 14h haverá um novo treinamento. A programação da Semana Mundial de Segurança do Paciente da UPAE de Caruaru segue até a próxima sexta-feira (24).  

 

Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru é administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de João Peixoto