HCP Gestão
Blog

Hospital da Mulher promove palestras em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

 

O próximo dia 17 de setembro (sexta-feira) é voltado para o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou como tema: “Aja para um Parto Seguro e Respeitoso”. Na campanha, a OMS engajou também a Sobrasp (Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente) que, por sua vez, convocou diversas entidades e unidades hospitalares, como o Hospital da Mulher, para formar uma aliança pelo cuidado humanizado na hora do parto. No HMR, a programação acontecerá nos dias 23 e 24, com diversas palestras.

O primeiro dia terá abertura da diretora geral do Hospital, Isabela Coutinho, e as apresentações serão voltadas para as seis metas internacionais da Segurança do Paciente. Já no segundo dia, o evento será centrado na campanha da OMS. “O foco das discussões estará no parto seguro e respeitoso, no cuidado neonatal dentro das normativas do SUS, na importância do técnico de enfermagem e do enfermeiro no cenário do parto”, informa João Lino Júnior, coordenador da Qualidade e Segurança do paciente do Hospital da Mulher. A programação acontecerá sempre no auditório Luiz Carlos Santos, no térreo.

Para todas as palestras, o público alvo são os colaboradores do Hospital, sejam eles profissionais da assistência ou não, além dos pacientes que desejem participar do evento. De acordo com João Lino Júnior, é importante pensar na ação do colaborador com vistas à estadia do paciente na unidade hospitalar. “Se o paciente vive uma experiência positiva, isso impacta de forma favorável não somente nele, mas em toda sua família”, destaca.

E, sobre os pacientes, a ideia é engajá-los nessa experiência da cultura de segurança do paciente, de forma que eles também participem desse processo de cuidados. Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.