HCP Gestão
Blog

UPAE do Arruda inicia campanha do Setembro Amarelo

 

 


Na recepção de espera dos consultórios da UPAE do Arruda, a equipe de saúde mental da unidade conversa com pacientes e acompanhantes sobre sentimentos e sintomas emocionais que possam indicar sofrimento mental. Assim foi a abertura do Setembro Amarelo, nesta terça-feira (01), no Arruda. O mês é dedicado à prevenção ao suicídio. A abertura do evento contou com a participação da coordenadora geral da UPAE, Adriana Bezerra.

“Falar é a melhor solução. Este é o tema que estamos trabalhando e essa reflexão precisa ser feita em todos os ambientes de convívio social, seja em casa ou no trabalho”, destacou Adriana. Na exposição aos pacientes, a psicóloga Eliane Montes lembrou que é preciso estar atento aos sinais comportamentais de alerta da depressão e da predisposição ao suicídio. Segundo ela, não se deve ignorar algumas falas, tais como, “Ninguém se importa comigo” ou “Queria dormir e não acordar mais”.

Tanto ela como o psiquiatra da UPAE, Rafael Resende, enfatizaram a importância do acolhimento, nestes casos, porque são falas que demostram que a pessoa está em sofrimento. “Mas, esse apoio deve ser feito sem julgamentos”, afirmou Resende, que divulgou o número 180 do CVV (Centro de Valorização da Vida), que funciona 24 horas por dia para atender pessoas em sofrimento psíquico.

O evento teve grande participação do público, a exemplo da dona de casa Betânia Cavalcanti, 57 anos, paciente da UPAE, que relatou uma situação de suicídio e a importância do acompanhamento terapêutico e psiquiátrico para voltar a se sentir segura e com bem estar. Ao final, o coordenador médico, André Maciel, agradeceu o empenho no Setembro Amarelo da equipe de saúde mental da unidade, que se completa com a psicóloga Aílza Figuerêdo.

Unidade da Prefeitura do Recife, a UPAE do Arruda está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.