HCP Gestão
Blog

Ação Multiprofissional marcou o encerramento do Agosto Dourado no Hospital da Mulher do Recife

Na última segunda-feira (30), no setor da UCI Canguru, o Hospital da Mulher do Recife promoveu o encerramento das ações do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. Em sintonia com o tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”, o evento contou com a participação da equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas. A ação teve ainda a presença da Miss Recife 2021 Cinthya Moura. A diretora geral do HMR, Isabela Coutinho, resumiu o espírito da campanha. “Um esforço conjunto de orientação e incentivo ao aleitamento materno”, destacou ela.

Durante o evento, foram realizadas dinâmicas de grupo, rodas de conversa e a Hora do Canto. Este último com Kássia Íris Moura, fonoaudióloga do setor. As ações tiveram o objetivo de incentivar a amamentação como forma de proteção contra infecções, regurgitações alimentares e de manutenção do vínculo entre o recém-nascido com sua mãe. “As atividades lúdicas facilitam a compreensão e promovem a descontração no ambiente em que a atenção materna ao filho é praticamente 24 horas”, ressaltou Isabela Coutinho. As mães da UCI Canguru ainda receberam brindes e participaram, junto com a equipe multiprofissional, de uma celebração com bolo e doces. A organização foi realizada em conjunto pela equipe de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Neonatologia, UCI Canguru e Banco de Leite Humano.

A UCI Canguru é uma unidade semi-intensiva onde ficam os recém-nascidos com risco médio de complicações e que necessitam de assistência contínua. O espaço conta com 12 leitos em que mãe e bebê ficam em contato pele a pele (através do método Canguru) pelo maior tempo possível. O objetivo é reforçar os laços de cuidado e afeto para um melhor desenvolvimento do recém-nascido, como ganho de peso.

Doação de Leite - O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O serviço atende 24 horas por dia os bebês que nascem prematuros e/ou com baixo peso, ou que ainda não possam ser alimentados diretamente do seio materno. Já o horário ambulatorial funciona das 7h às 18h, para atender qualquer mãe que queira criar o seu estoque ou fazer sua doação.

Unidade Neo – Conta com 10 leitos de UTI Neonatal, 15 leitos de UCI Neonatal e 12 leitos de UCI Canguru, todos instalados no 1º andar do Hospital da Mulher do Recife.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.