HCP Gestão
Blog

Nutrição Parenteral é tema do primeiro encontro da Semana da Nutrição

Os pacientes hospitalizados possuem necessidades nutricionais especiais. Esse foi o principal assunto do encontro ocorrido na última segunda-feira (23), que deu início às atividades referentes à Semana da Nutrição no Hospital da Mulher do Recife (HMR). Reunidos no auditório do primeiro andar, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, estudantes e profissionais da nutrição se aperfeiçoaram nos princípios básicos das indicações de Terapia Nutricional Parenteral (TNP). O encontro foi conduzido pela nutricionista do HGV, ítala Farias e pelo farmacêutico Rubem Soares, ambos convidados. 

Durante o encontro, a especialista abordou os tipos de bolsa de nutrição parenteral, os insumos utilizados, indicações, vias de acesso, contra indicações, recomendações e monitoramento. Um dos tópicos de maior destaque foi a importância da multidisciplinaridade dentro da nutrição parenteral.  “Reunindo esses profissionais conseguimos trabalhar este tema de forma multiprofissional, porque a utilização da nutrição parenteral depende da avaliação e acompanhamento de vários profissionais da equipe. Com isso, o paciente pode ser mais beneficiado pela terapia nutricional estabelecida, evitando-se eventos adversos”, ressaltou a nutricionista. 

Até o próximo dia 31 de agosto, dia do profissional da nutrição, a programação segue com palestras, rodas de conversa, salas de espera e orientação nutricional para usuárias, acompanhantes e colaboradores. Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher do Recife está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.