HCP Gestão
Blog

Pacientes da UPAE de Caruaru participam de palestra que auxilia na melhora da função intestinal


Os problemas decorrentes da constipação intestinal levaram a UPAE de Caruaru a incluir palestra sobre o assunto na programação da Educação Permanente, neste mês de agosto. A explanação, voltada para pacientes da unidade, aconteceu na manhã da última sexta-feira (20), na recepção de espera da UPAE. A palestra foi ministrada pela nutricionista Alexsandra Joannes e pela fisioterapeuta Cinthia Freitas.


A constipação intestinal é popularmente conhecida como intestino preso ou prisão de ventre. Durante sua palestra, Alexsandra explicou que esse é um problema comum entre homens e mulheres, daí a necessidade das orientações de prevenção. “É muito importante a pessoa se manter hidratada associando a ingestão de água com fibras como aveia, linhaça e farelo de trigo”, ensinou. A nutricionista alerta que não se deve esperar sentir sede para beber água. E que vale também a ingestão de chás e água saborizada.


“Além disso, os alimentos precisam ser bem digeridos. Uma mastigação errada causa intestino preguiçoso e gases”, informou. Já a fisioterapeuta Cinthia Freitas abordou a importância de se fazer exercícios físicos e, ainda, ensinou uma automassagem, com pressão na barriga em sentindo horário, que auxilia na melhora da função intestinal. E esclareceu ainda a posição adequada ao utilizar o vaso sanitário.


Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.