HCP Gestão
Blog

Incentivo ao aleitamento materno ganha programação no Hospital da Mulher do Recife

As atividades, alusivas ao agosto dourado, envolvem mães, familiares e colaboradores do hospital. 

No mês de incentivo ao aleitamento materno, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher do Recife (HMR) preparou uma campanha especial para repassar a importância da doação de leite humano. Durante todo o mês de agosto, a equipe do Banco de Leite, em conjunto com os setores de fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, programou uma série de ações como palestras, rodas de conversas e capacitações com o intuito de estimular a amamentação. “A cor dourada da campanha está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, assim como o laço simbólico em apoio à vida”, explica Manoel Adauto, coordenador do Banco de Leite Humano.  

A programação foi iniciada no último dia 02 de agosto com o lançamento da campanha de arrecadação de potes de vidro para o BLH, um ponto de coleta foi instalado na entrada dos funcionários. Durante o mês, a cor dourada fará parte da decoração dos setores. Além das ações, foram instalados painéis decorativos nos corredores da unidade para levar informações da campanha às mães que são atendidas no hospital. Durante esta semana, uma equipe de fonoaudiólogas e nutricionistas visitou diversos setores da unidade, respondendo dúvidas e fornecendo assistência às mães e seus bebês. Um bate papo sobre o incentivo ao aleitamento reuniu mães e acompanhantes nas enfermarias. 

Para a fonoaudióloga e coordenadora Nádia Garcia, o papel da amamentação ultrapassa os benefícios da nutrição e contribui também para o desenvolvimento das funções orais, tais como mastigação, sucção, deglutição, fala e respiração.  “Amamentar o bebê significa também prepará-lo para falar, já que o aleitamento materno promove o crescimento harmonioso dos ossos da face, equilíbrio da musculatura oral, arcadas dentárias, língua e estimula a respiração nasal. Para que haja um bom padrão articulatório é necessário estimulação desde o nascimento”, ressalta a fonoaudióloga. 

Doação - A doação de leite humano é um ato voluntário. As mães que quiserem doar precisam estar amamentando, ter uma produção maior do que as necessidades de seu próprio filho, ter boa saúde e não tomar medicamentos contra-indicados para a amamentação. Se a mãe cumprir esses requisitos, precisará passar por alguns processos, acompanhamentos e exames. O frasco apropriado para doação deve ser o de vidro de café solúvel e com tampa plástica rosqueada. O procedimento dura, em média, 15 minutos. No Banco de Leite, o alimento passa por um conjunto de exames e procedimentos, que evitam contaminações e garantem ao alimento os nutrientes e as calorias necessárias para os bebês.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.