HCP Gestão
Blog

Hospital da Mulher participa de projeto pioneiro de geração de Energia Solar

A partir desta quinta-feira (05), o Hospital da Mulher do Recife passa ser o primeiro equipamento público do município com geração de energia solar. Painéis fotovoltaicos, instalados na cobertura da unidade, serão capazes de suprir cerca de 60% da energia consumida na unidade. O evento de lançamento será logo mais, às 11h30, com a presença do prefeito do Recife João Campos; do superintendente geral do HCP Gestão, Filipe Bitu e da diretora geral do HMR, Isabela Coutinho, entre outras autoridades.

O projeto de energia limpa é da Prefeitura do Recife, desenvolvido por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto da Cidade Pelópidas Silveria. O projeto foi selecionado pelo programa Urban-LEDS II (projeto da ONU Habita em parceria com o ICLEI). O ICLEI é uma organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável oferecendo consultoria técnica para que governos locais possam atender objetivos de sustentabilidade. No HMR, o ICLEI deu apoio técnico para a instalação dos painéis. O sistema capta luz solar e converte em eletricidade. O financiamento para implantação dos equipamentos veio da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco).

 “Estamos muito felizes em sermos contemplados por essa iniciativa uma vez que a questão ambiental está na base do nosso trabalho. Recentemente, por exemplo, completamos o processo de assinatura digital em todo o nosso sistema de prontuários eletrônicos. Isso resultou em grande redução de impressão de papel", destaca a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.  O projeto da Prefeitura, chamado Recife Cidade de Eficiência Energética (RCEE), foi selecionado pelo Urban LEDS/ICLEI, concorrendo com mais sete municípios. No Recife, o projeto servirá como piloto para representar o modelo municipal de eficiência energética e enfrentamento à mudança climática em equipamentos púbicos na cidade.

Sustentabilidade – Desde a sua inauguração, em maio de 2016, o Hospital da Mulher vem adotando diversas medidas de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade. Entre as iniciativas, além da efetivação completa dos prontuários eletrônicos, estão a criação de uma horta comunitária, organização de coleta seletiva em parceria com a Emlurb, extinção de 90% do uso de copos e talheres de plástico, campanhas de economia de água e plantação de 33 mudas em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. 

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social do Hospital de Câncer de Pernambuco.