HCP Gestão
Blog

Oficina de Sucos abre maratona de palestras da II SIPAT no HSS

 

Hábitos Alimentares no Período da Pandemia. Esse foi o tópico central do primeiro encontro da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital São Sebastião (HSS), em Caruaru nesta segunda feira (26). Com tema, Vivenciando a Pandemia: os desafios éticos, físicos, emocionais e sociais, a abertura contou com a participação da diretora geral da unidade Luciana Melo, que ressaltou a importância da SIPAT em um ano de desafios. “Aqui no HSS, a SIPAT é mais do que uma obrigação legal. Durante todo ano, trabalhamos com o olhar para a saúde e bem estar do colaborador, que mesmo em meio a pandemia, reconheceu sua importância como profissional da saúde”, ressaltou. Na ocasião, a diretora também agradeceu o empenho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), pela promoção do evento.

A nutricionista Alyne Almeida, abriu a maratona, repassando hábitos saudáveis. Na ocasião a nutricionista apresentou a pesquisa nutricional realizada pela USP, sobre a qualidade da alimentação durante o período de isolamento e a cartilha que o órgão desenvolveu. “Mais de 35% dos brasileiros sofreram alterações no peso durante o isolamento. Fatores como ansiedade, desemprego, aumento do consumo de embutidos e álcool, se intensificaram acarretando distúrbios nutricionais”, ressaltou a nutricionista.

A profissional preparou também uma oficina de suco funcionais que ajudam na regulação hormonal.  A ideia, segundo a nutricionista, é permitir que os colaboradores encontrem formas saudáveis de amenizar os efeitos e distúrbios do isolamento. “Linhaça, hortelã, melancia, abacaxi, maçã, frutas simples, que aliadas a outros hábitos alimentares, podem trazer os nutrientes necessários que precisamos”, destacou a profissional.

Até o próximo dia 30 de julho, a SIPAT reunirá profissionais das diversas áreas de atuação para debater o tema central. Palestras, encontros e rodas de conversas, trarão temáticas como alimentação saudável, prática de atividade física, como lidar com os desafios éticos e sociais e autopromoção de cuidado. Oficinas de ventosaterapia e auriculoterapia também farão parte da programação.

Unidade do Governo do Estado, o Hospital São Sebastião está sob a direção de Luciana Melo e é administrado pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.