HCP Gestão
Blog

Leitos de Covid 19 começam a ser desativados no Hospital da Mulher do Recife

Prefeitura do Recife abre 20 novos leitos para pacientes com covid-19 |  Prefeitura do Recife

Com a expressiva diminuição do número de casos de Covid 19 no Recife, o Hospital da Mulher iniciou, nesta quinta-feira (22), a desmobilização dos leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus. O fechamento segue um cronograma acordado entre a Prefeitura, a direção do HMR e o HCP Gestão, organização social de saúde que administra o Hospital. Inicialmente, foram fechados 10 leitos de UTI. No próximo dia 29 (quinta-feira), outros 10 leitos de UTI serão desmobilizados e, no dia 5 de agosto (quinta-feira), está prevista a desativação dos últimos 20 leitos exclusivos de Covid, sendo 10 de UTI e 10 de Enfermaria.

A ala para pacientes com Covid 19 funciona no 2º andar do Hospital da Mulher do Recife desde 23 de março passado. Para abrigar esses leitos, a unidade precisou fazer adequações físicas, contratação de pessoal e uma reorganização interna. No andar, originalmente, funciona a Enfermaria de Gestação de Alto Risco, que precisou ser deslocada para o térreo do Hospital, que, por sua vez, é a área onde são realizados os atendimentos ambulatoriais. Com a ida das pacientes do alto risco para o térreo, o ambulatório passou a funcionar parcialmente. “Com muito esforço e organização, conseguimos manter as consultas em especialidades, como planejamento reprodutivo, psiquiatria, gestação de alto risco e egresso”, informa a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

Com o fechamento total dos leitos de Covid 19 no Hospital, serão iniciadas as intervenções necessárias para o retorno da enfermaria de alto risco para o 2º andar. E, posteriormente, com o andar térreo liberado, o ambulatório iniciará a volta gradual das especialidades que estão suspensas. O setor atende 16 especialidades, sendo 19 médicas e outras seis multiprofissionais.

Combate à Pandemia - Essa é a segunda vez que o Hospital da Mulher do Recife reforça a rede de atendimento da Covid 19. Em 2020, o Hospital chegou a ter 208 leitos exclusivos para recebimento de pacientes com o novo coronavírus, sendo 54 leitos de UTI e 154 de Enfermaria. O serviço funcionou do dia 29 de abril de 2020 até 30 de setembro do mesmo ano. A desmobilização dos leitos aconteceu de forma gradativa, na medida em que os casos da doença foram diminuindo.