HCP Gestão
Blog

Cuidados com a saúde digestiva e hábitos alimentares é tema de encontro na UPAE de Caruaru

 

A UPAE de Caruaru, dentro da programação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, promoveu na última quarta-feira (21), mais um encontro educativo. A nutricionista Alexandra Joanes reuniu os pacientes que aguardavam atendimento para uma conversa sobre saúde digestiva, hábitos alimentares e algumas doenças relacionadas. “Durante a prática clinica aqui na unidade, observamos que grande parte dos pacientes são diagnosticados com infecção por Helicobacter pylori ou H. pylori, diretamente ligada à gastrite. Trabalhar esse tema de forma educativa é de extrema importância”, ressaltou ela.

Durante o encontro, a profissional abordou de forma leve os cuidados necessários para evitar as doenças e infecções do trato intestinal. Alexandra Joanes destacou um simples e importante ato para a prevenção de infeções gástricas: “A lavagem correta dos alimentos pode parecer insignificante, mas é uma das principais formas de prevenir essas infecções. Muitas doenças intestinais estão atreladas diretamente a ingestão de alimentos, frutas e verduras como também a qualidade da água que chega até a nossa casa”, pontuou.

A profissional também se referiu à utilização crônica de medicamentos sem prescrição médica e a ingestão de álcool e alimentos processados embutidos e industrializados, como fator de risco para o aparecimento de certas infecções estomacais como a gastrite. “Vários fatores como hábitos alimentares e estilo de vida, como tabagismo, alcoolismo, ansiedade, estresse, doenças associadas, nutrição inadequada e a mastigação inadequada, favorecem o surgimento das manifestações gástricas”, finalizou. O encontro aconteceu na sala de espera do centro diagnóstico da unidade.

Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.