HCP Gestão
Blog

Palestra na UPAE de Belo Jardim capacita colaboradores para a prevenção de acidentes domésticos

 

Dentro da programação da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), a UPAE de Belo Jardim realizou, na última quarta-feira (21), a palestra Segurança Doméstica, com o professor Luis Arruda, 2º tenente do Corpo de Bombeiros. Profissional com ampla experiência na área de formação de brigadistas de emergência, de bombeiros e equipes do Samu, entre outras, Luis Arruda alertou para o risco doméstico. “O local mais perigoso que existe é o trânsito e, em segundo lugar, o nosso lar. Por isso, precisamos implantar a cultura da prevenção de acidentes também em casa”, enfatizou.

O treinamento foi dividido em explanação teórica e aula prática. “Abordamos, por exemplo, a segurança na cozinha que inclui a forma correta de utilizar o botijão de gás. O registro deve estar em dia e a mangueira não pode ser muito longa, quanto menor, menos risco. Também expliquei como controlar o vazamento de gás”, informou o professor.

Luis Arruda ensinou ainda sobre como prevenir e também como agir em casos de acidentes elétricos. O instrutor elogiou a iniciativa da UPAE de Belo Jardim em preparar seus colaboradores para evitarem acidentes domésticos e fez um alerta importante. “Pedi para todos que sejam multiplicadores dessas informações em suas residências. Afinal, nem sempre estamos o tempo todo em casa e, por isso, quanto mais pessoas preparadas, menos possibilidades de acidentes e, também, maior a condição de lidar com eventos adversos”, completou.

Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Belo Jardim está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.