HCP Gestão
Blog

UPAE de Arcoverde aborda a o impacto da obesidade na saúde das pessoas

“Obesidade: Características, complicações e tratamentos”. Este foi o tema de palestra promovida pela UPAE de Arcoverde, dentro da programação da Educação Permanente, no mês de julho. A palestra foi ministrada pela nutricionista Maria Clara Melo, residente em saúde coletiva, com ênfase em gestão de rede de atenção à saúde, além de especialista em cuidados paliativos e terapia da dor. O evento, no último dia 16 (sexta-feira) foi voltado para pacientes e acompanhantes, com a participação de colaboradores da UPAE.

Na ocasião, Maria Clara fez uma apresentação esclarecedora que iniciou pela definição de obesidade, uma doença crônica que se caracteriza pelo excesso de gordura armazenada no corpo e que acontece por causas como estilo de vida, carga genética, fatores psicológicos, entre outros. Ao falar sobre os riscos da obesidade, alertou: “Um dos grandes problemas é, por exemplo, a possibilidade do desenvolvimento doenças cardiovasculares”.

A nutricionista chamou atenção também para questões como estresse e ansiedade na contribuição do aumento de peso, por provocarem alterações na produção de hormônio, desregulando o controle do apetite e aumentando as células de gordura. Para o tratamento da obesidade, ela destacou a importância da mudança de hábitos alimentares associado ao exercício físico.

O planejamento sobre o que se come também é importante. “Assim, a pessoa pode se organizar, por exemplo, para ir à feira ou em um sacolão, locais onde encontramos uma quantidade mais variada de alimentos in natura, que são inclusive, mais baratos”, esclareceu a nutricionista. Maria Clara Melo relatou ainda a necessidade, em alguns casos, do uso de medicamento ou até mesmo da realização de cirurgia. Mas, em qualquer situação, destacou a importância de se procurar um profissional habilitado.


Ao final da palestra, ela respondeu as perguntas do público e parabenizou a unidade pela iniciativa. “Essa é uma ação educativa importante por permitir acesso a informações que nem sempre o público tem conhecimento, além de ser uma troca muito proveitosa com os profissionais da UPAE”, enfatizou. Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Arcoverde está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de Luiz Gonzaga.