HCP Gestão
Blog

UPAE de Caruaru promove encontro educativo e debate DSTs

Seguindo a programação da Educação Permanente para o mês de julho, a UPAE de Caruaru convidou a enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Gisele Alves, para uma conversa sobre prevenção. Na última sexta-feira (16), o encontro reuniu os colaboradores para esclarecer dúvidas relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis. Também foram abordados temas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), causas, características, formas de prevenção e tratamento. 

Gisele Alves explicou que as infecções são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. Os vírus são causadores de grande parte das infecções, como verrugas genitais, herpes genital, hepatite B e a infecção pelo HIV (o vírus da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida – AIDS). Já as bactérias causam doenças como a gonorreia, cancro mole e a sífilis. “Durante muito tempo se achou que as doenças sexualmente transmissíveis eram exclusivas de pacientes em situação de promiscuidade ou exposição, mas em qualquer relação há a possibilidade de adquirir alguma infecção, por isso o sexo seguro é fundamental”, pontuou. 

Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru é administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de João Peixoto.