HCP Gestão
Blog

Dia Mundial da Alergia é tema de encontro na UPAE de Caruaru


Nesta quinta-feira (08), Dia Mundial da Alergia, a UPAE de Caruaru promoveu um encontro com o fim de alertar e conscientizar a população sobre esta que é uma das doenças mais frequentes do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O encontro foi promovido pela Comissão de Educação Permanente e teve a participação do médico alergologista da unidade, Dr. Luiz Bandim.

 

O especialista iniciou a conversa conceituando os vários tipos de reações alérgicas, como também as causas mais comuns. “A alergia é uma reação exacerbada do sistema imunológico à exposição do organismo a uma série de substâncias como remédio, alimentos, animais, corantes, entre outros e que ocorrem em indivíduos sensíveis a determinados antígenos”, explicou. 


O alergologista sinalizou também os principais sintomas e sua relação com os diversos tipos de alergia, como placas avermelhadas pelo corpo, edema nos olhos, boca e glote, que podem causar dificuldade respiratória e até evoluir para um choque anafilático. Os pacientes que aguardavam atendimento puderam tirar dúvidas comuns sobre os alimentos, medicamentos e os tipos de alergias mais frequentes. 


Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru é administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de João Peixoto.