HCP Gestão
Blog

UPAE de Caruaru lembra campanha nacional de doação de sangue

Em alusão ao Junho Vermelho, Mês de Conscientização para a Doação de Sangue, a UPAE de Caruaru realizou nesta segunda-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, diversas ações a fim de salientar a grande importância da doação contínua de sangue por parte dos colaboradores e pacientes. Em parceria com o serviço social, a unidade distribuiu laços vermelhos, símbolo da campanha, e panfletos contendo instruções, restrições e recomendações a respeito da doação de sangue.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, apenas 1,6% da população é doadora de sangue. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. A campanha Junho Vermelho percorre por todo território nacional com palestras e materiais impressos. 

Para doar sangue, o indivíduo deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe). É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original com foto. Também é preciso respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres. 

Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é João Peixoto.