HCP Gestão
Blog

Lei Geral de Proteção de Dados é tema de encontro do HCP Gestão

 

Nesta sexta-feira (11), o HCP Gestão promoveu, por meio do Compliance em conjunto com Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, a palestra Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e seus impactos. A apresentação foi de Gabriela Duarte, profissional certificada internacionalmente em proteção de dados pessoais, além de membro da Associação Nacional de Profissionais de Privacidade de Dados – ANPPD, pesquisadora e palestrante com atuação em segurança da informação. O objetivo do evento foi discutir os caminhos para adequação à Lei, por parte da OS e de suas unidades. “Isso vai exigir o nosso entendimento, adaptação e atenção apurada. Por isso, vamos precisar do empenho e dedicação de todos”, destacou Filipe Bitu, superintendente geral do HCP Gestão.


O evento aconteceu no auditório do Hospital da Mulher do Recife e foi transmitido ao vivo para todas as unidades do HCP Gestão. A LGPD garante maior controle dos cidadãos sobre suas informações pessoais e, diante disso, a partir de agosto deste ano, as empresas precisarão estar adequadas sob o risco de serem penalizadas pelo não cumprimento da Lei. Durante a palestra, Gabriela esclareceu questões importantes sobre a LGPD, como tratamento de dados e suas bases legais. Entre os princípios da Lei está o livre acesso. “No setor da saúde, como é o caso HCP Gestão, isso significa que o paciente tem o direito de saber sobre todos os dados que a unidade tem dele, com quem esses dados são compartilhados, como é feita a segurança desse dados, entre outros”, exemplificou ela.


Gabriela Duarte esclareceu ainda que a LGPD precisa ser pensada em conjunto com todas as leis correlatas da atividade em questão, por exemplo, aos códigos de ética dos profissionais de saúde. Lembrou ainda que a Lei é um diferencial competitivo para o HCP Gestão por ser requisito de licitações, por exemplo. “Atualmente, os editais exigem propostas de adequação à LGPD como critério de pontuação”, concordou André Meira, compliance officer do HCP Gestão. Participaram do evento, online e presencial, mais de 60 gestores do HCP Gestão e da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer, setores de Compliance, TI, Financeiro, Controladoria, Ouvidoria, Gestão Médica, entre outros.