HCP Gestão
Blog

Profissionais do HMR recebem treinamento para o Preenchimento de Declaração de Óbito

 

 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) recebeu nesta terça-feira (08), o treinamento promovido pela Secretaria de Saúde do Recife, com Instruções para o Preenchimento de Declaração de Óbito (DO). Voltada para doutorandos, residentes, médicos e enfermeiros, a formação teve como principal objetivo capacitar os profissionais de saúde para o preenchimento adequado da DO, facilitar o fluxo da liberação do óbito e evitar os casos de subnotificação. O evento também contou com a participação do serviço social da unidade.

A abertura contou com a presença do coordenador do serviço ambulatorial da unidade, Dr. Cleytoon Davyd, que na ocasião agradeceu em nome da direção do HMR o empenho da Secretaria de Saúde em realizar o treinamento, principalmente pela necessidade que surgiu com a pandemia da Covid-19. O documento ganhou destaque nacional com alto índice de subnotificação de casos durante a pandemia. 

O encontro foi promovido pela Gerência de Vigilância Epidemiológica e repassado pelas instrutoras e sanitaristas, a médica Verônica Sposito e a enfermeira  Conceição Oliveira, que destacaram a importância da DO para a cobertura, qualidade e a agilidade das notificações dos casos. Conceição Oliveira ressaltou também a importância do preenchimento de cada item do documento para a produção dos dados. “Uma dos pontos mais ignorados pelos profissionais no preenchimento da DO é o nível de escolaridade do paciente. Cerca de 60% de todas as declarações do nosso estado possuem espaços em branco”, pontuou.

Desde 1976, a Declaração de Óbito compõe a base do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). O documento tem o objetivo principal de padronizar a coleta das informações sobre mortalidade, que servem de base para o cálculo das estatísticas vitais e epidemiológicas de todo o Brasil. Como forma de atender a demanda dos profissionais da unidade e estender a formação, o encontro acontecerá, também, na próxima quinta-feira (10), no auditório do primeiro andar do HMR. 

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.