HCP Gestão
Blog

Mês de maio é marcado por ações em prol da segurança do paciente no HSS

Seguindo o Calendário de Segurança do Paciente, o Hospital São Sebastião (HSS), em Caruaru, realizou durante todo o mês de maio, diversas ações em prol da redução do risco de dano associado à assistência prestada ao paciente. A programação reuniu profissionais das mais diversas especialidades para rodas de conversas, estudos de caso, palestras e seminários. A unidade iniciou o mês trabalhando a Meta Nº05, que dispõe sobre a Redução do Risco de Infecções Associadas aos Cuidados em Saúde, em alusão ao Dia Internacional de Higienização das Mãos. Após alguns dias de ações diversas, a unidade concluiu o calendário levando a toda equipe, a importância da comunicação efetiva dentro do setor.

A comunicação é a garantia de uma assistência mais segura ao paciente, diminuindo o tempo de internação e otimizando a continuidade do cuidado em todas as fases assistenciais. O treinamento sobre registro de informações no prontuário fez referência a uma das seis metas internacionais de Segurança do Paciente, a Comunicação. “O prontuário é um meio de comunicação para todos os profissionais que prestam assistência ao paciente direta ou indiretamente, e, sendo assim, é imprescindível que a informação seja clara e detalhada, para que a comunicação aconteça de forma eficaz”, afirmou a enfermeira Janily Alves Cordeiro.
Unidade do Governo do Estado, o Hospital São Sebastião está sob a direção de Luciana Melo e é administrado pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.