HCP Gestão
Blog

UPAE do Arruda promove palestra sobre Ergonomia


A Ergonomia é por definição um conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. E foi essa ciência da Ergonomia, que busca entender a relação do homem com as condições de trabalho, o tema de evento realizado nesta sexta-feira (28), na UPAE do Arruda. A organização foi da CIPA da unidade e a condução da atividade foi realizada pela fisioterapeuta da UPAE e integrante da Comissão, Aldenice Costa.

O evento teve uma breve explanação teórica, mas o principal foram orientações práticas fornecidas pela fisioterapeuta. “São as nossas próprias condutas, como, por exemplo, a postura incorreta, que nos fazem adoecer. Mas está também em nós a solução para esses problemas”, ensinou Aldenice. Dentro deste contexto, ela apresentou uma série técnicas de adaptação correta do colaborador ao trabalho.



A atividade foi bem dinâmica, envolvendo os participantes por meio de um quiz com perguntas e respostas. Entre das condutas equivocadas mais frequentes citadas por Aldenice Costa no ambiente de trabalho, está a de falar ao telefone no mesmo momento em que se está desempenhando outras funções. Durante o encontro, os colaboradores também fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre como evitar os riscos ergonômicos, obtendo assim mais saúde, conforto, segurança e bem-estar.

Unidade da Prefeitura do Recife, a UPAE do Arruda está sob a coordenação de Adriana Bezerra e a administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.