HCP Gestão
Blog

Imunidade emocional é tema da Semana da Enfermagem da UPAE de Caruaru

Nesta quinta-feira (20), dia em que se comemora o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a UPAE de Caruaru realizou a última ação dentro da programação da Semana da Enfermagem. Os técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade receberam uma lembrancinha como forma de gratidão pelo empenho e cuidado com os pacientes.

Entre os dias 12 e 20 de maio a UPAE promoveu encontros que tiveram como tema central "Imunidade emocional: por uma Enfermagem blindada”. Os encontros reuniram palestrantes, educadores físicos e psicólogos, além de especialistas da própria unidade. Oficinas, minicursos, e uma gincana também foram realizadas a fim de levar a mensagem de cuidado emocional de forma leve e descontraída. 

Um dos destaques da programação foi o encontro “Seu Corpo, Sua Casa”, guiado pela fisioterapeuta Vanessa Portela. O momento foi norteado por um poema, levando a reflexão sobre a importância do cuidado com quem cuida, trazendo a analogia de ter chegado a hora de realizar uma faxina. Também voltado para o autocuidado, a enfermeira Marília Mendes reuniu os colaboradores no refeitório da unidade para falar sobre saúde e imunidade emocional. Por fim, a enfermeira entregou uma caneta simbolizando uma “varinha mágica” capaz de escrever o futuro. 

A gincana realizada pela unidade dividiu os profissionais em quatro equipes para a disputa. Montagem de quebra cabeça, corrida, prova da múmia e um Quiz de perguntas e respostas relacionadas a assuntos de enfermagem animaram a tarde. Em um ato solidário a gincana arrecadou 500 kg de alimentos não perecíveis que serão doados para instituições de caridade. A equipe vermelha levou o prêmio. 

A Semana de Enfermagem da UPAE de Caruaru foi realizada pela Coordenação de Enfermagem, em parceria com a Comissão de Educação Permanente. Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru é administrada pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de João Peixoto.