HCP Gestão
Blog

Hospital da Mulher participa de campanha por aumento de doação de leite humano

 

Esta quarta-feira, 19, marca o Dia Mundial de Doação do Leite Humano. Este ano, o tema da campanha é A pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança. “A Covid 19 afetou muito negativamente as doações, uma vez que as pessoas estão procurando menos os serviços de saúde. Daí, a escolha ter sido bastante pertinente”, relata o coordenador do Banco de Leite, do Hospital da Mulher do Recife, Manoel Adauto. Com o estoque do HMR baixo, Manoel espera que a campanha sensibilize mais pessoas em prol do movimento.

No Hospital, o leite atende, sobretudo, aos bebês internados na UTI Neonatal. Não sem antes passar por um conjunto de exames e procedimentos, no banco de leite da unidade, com processo de seleção, classificação, testes de acidez e nutrientes. Em seguida, vem pasteurização e o controle final de qualidade que certifica todo o processo. Segundo Manoel, na ausência do leite humano, a alternativa seria utilizar o que é feito com fórmulas artificiais, e que é muito inferior para o bebê, em todos os sentidos, seja nutrição ou proteção.

O banco do HMR funciona 24 horas por dia para atendimento aos recém-nascidos. Já para informações, o funcionamento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, pelo número 2011 – 0174, onde são esclarecidas questões como ordenha, armazenamento e transporte do leite humano. Inclusive, o Hospital dispõe de um serviço de cadastro para o recolhimento das doações em domicílio.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.