HCP Gestão
Blog

Unidades do HCP Gestão promovem atividades no Dia Mundial de Higienização das Mãos

“A saúde de todos está em suas mãos”. Esse foi o tema da campanha realizada pelo HCP Gestão, que marcou as ações do Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado nesta quarta-feira (05). Atividades educativas, dinâmicas, paródias e vídeos foram algumas das ações desenvolvidas sobre a importância da correta higienização das mãos.

 Em todas as unidades de saúde administradas pela OSS, as ações, voltadas aos colaboradores e pacientes, foram propostas pelo núcleo de epidemiologia (NEPI), em conjunto com a Comissão de Controle e Infecção hospitalar (CCIH) e apoio da Comissão de Educação Permanente em Saúde.


Hospital de Campanha Aurora (HCA) - Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital de Campanha Aurora (HCA), prepararam um vídeo especial para a campanha. Reunidos no pátio do hospital, os profissionais cantaram em uma só voz, o passo a passo da higienização correta das mãos. No intervalo do almoço os profissionais participara de uma dinâmica com perguntas e respostas alusivas à data.


Hospital São Sebastião (HSS) - Os colaboradores do Hospital São Sebastião (HSS), em Caruaru, vestiram a camisa e compartilharam a mensagem principal. Através de uma mini gincana, os profissionais se organizaram em equipe e promoveram uma competição com perguntas e respostas sobre o passo a passo da higienização correta das mãos. Um lindo painel colaborativo também foi exposto nos corredores da unidade.


UPAE do Arruda - A UPAE do Arruda também levou orientações sobre a técnica correta de higiene das mãos para pacientes e colaboradores. Os pacientes que aguardavam atendimento puderam aprender a forma correta e os benefícios da prática de controle de infecção. Um lindo painel colaborativo também foi montado em conjunto pelos colaboradores da unidade.


UPAE de Belo Jardim - A UPAE de Belo Jardim preparou um jogo de tabuleiro a fim de levar a informação de forma lúdica. Com brindes e prêmios, os colaboradores puderam jogar os dados e responder as perguntas. O evento teve como principal objetivo, alertar os colaboradores para a importância do pequeno gesto de higienizar as mãos.


Hospital da Mulher do Recife (HMR) - No Hospital da Mulher do Recife (HMR), as puerperas e gestantes tomaram conhecimento da importância e cuidado com as mãos para a saúde do seu bebê. Uma equipe formada por representantes da equipe de enfermagem, NEPI e CCIH, percorreu o hospital de forma itinerante, orientando os profissionais sobre os protocolos e práticas higiênicas.


UPAE de Caruaru - Na UPAE de Caruaru, os profissionais foram recepcionados pela equipe multi, que levou a mensagem do protocolo de higienização e reforçou através de um pequeno treinamento e a importância do ato de higienizar as mãos durante o trabalho. Como forma de maior adesão à campanha, a unidade também preparou um panfleto informativo com o passo a passo da higienização correta das mãos, que foi entregue aos pacientes que aguardavam atendimento.

UPAE Arcoverde – Na UPAE de Arcoverde o dia foi repleto de atividades. A unidade realizou sala de espera com os pacientes que aguardavam atendimento com a finalidade de repassar os cuidados de higiene com as mãos. Um lindo painel colaborativo foi produzido por colaboradores e crianças que são acompanhadas na unidade. A campanha ganhou maior adesão através de um vídeo preparado pela equipe com uma paródia sobre a importância da higienização das mãos em período de pandemia.