HCP Gestão
Blog

Saúde e prevenção marcam encerramento da SIPAT na UPAE Caruaru

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da UPAE Caruaru chegou ao fim nesta sexta-feira (30), cumprindo a missão de repassar os conhecimentos de segurança e saúde, voltados ao bem-estar pessoal e profissional. Especialistas e palestrantes de diversas áreas levaram aos colaboradores, nestes cinco dias de evento, dinâmicas e orientações a fim de tornar o ambiente de trabalho mais seguro e em constante melhoria. “Foi uma experiência dinâmica e enriquecedora. Repassar o conhecimento e prevenir doenças e acidentes de trabalho é primordial para o bem estar geral da unidade. A SIPAT pode trazer isso de uma forma muito leve”, pontuou a presidente da CIPA, Rebeca Naara. 

Promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a maratona iniciou na segunda-feira (26), com uma série de ginástica laboral guiada pela fisioterapeuta Alana Lopes. O encontro também levou todos os colaboradores a repensar a postura e as situações em que o risco ergométrico se apresenta. Na terça-feira (28), os colaboradores conversaram sobre alimentação saudável. A nutricionista Alexandra Joanes desmistificou questões sobre quais alimentos possuem ou não gorduras além de alertar também sobre o impacto desses alimentos na saúde.  

Na quinta-feira (29), o papo continuou com as fisioterapeutas Nathallya Lima e Vanessa Portela, que repassaram aos colaboradores, instruções sobre as doenças desencadeadas por esforço repetitivo. Na manhã desta quinta-feira (29), a médica e cirurgiã vascular Camila Alcoforado apresentou os cuidados e prevenção de doenças arteriais obstrutivas como, aneurismas, varizes, trombose, além de explicar quais os fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças. Para encerrar a programação, nesta sexta-feira (30), os colaboradores participaram de uma dinâmica de perguntas e respostas referentes à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Como forma de confraternização, a unidade preparou um lanche especial para todos os colaboradores.  

Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru é administrada pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de João Peixoto.