HCP Gestão
Blog

Aferição de pressão e orientação sobre alimentação saudável marcou evento na UPAE do Arruda


Este 26 de abril (segunda-feira), marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em alusão à data, a UPAE do Arruda promoveu uma ação para pacientes e acompanhantes da unidade. Foi realizada aferição de pressão e, também, proferida palestra sobre alimentação saudável. “Para manter a pressão no nível normal, devemos aumentar o consumo de raízes, tubérculos e fibras. Dar preferência aos grelhados e uma dica. Quanto maior o tempo de vida útil do alimento na prateleira, menos eficaz ele é para nossa saúde”, explicou a nutricionista Silene Ferreira.


Ela também falou sobre os alimentos que devem ser evitados, como o sal e também os embutidos, defumados e temperos prontos, em função excesso de sódio que eles apresentam. Devemos fugir ainda dos processados e ultra processados, pelo alto teor de açúcar, sal e gordura”, disse Silene, que exemplificou quais são esses vilões. “São os refrigerantes, batata frita, macarrão instantâneo, pizzas prontas e outros”, afirmou.


Por fim, a nutricionista lembrou que para manter a pressão arterial normal deve-se cuidar também do corpo, com a prática de atividade física, além de evitar o cigarro e o estresse. A palestra foi elogiada pelos participantes. “Achei importante porque, mesmo não sofrendo dessa doença, é importante envelhecer de forma saudável. Eu já sigo os passos que ela ensinou, mas preciso de alguns ajustes, como fazer exercícios físicos”, afirmou a paciente Sandra Cristina Guerra.


Doença – A hipertensão arterial é uma doença crônica que se caracteriza pela pressão elevada de forma persistente e que pode prejudicar órgãos como o coração, cérebro e rins.


Unidade da Prefeitura do Recife, a UPAE do Arruda está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de Adriana Bezerra.