HCP Gestão
Blog

Gestão do Autocuidado é tema de palestra na UPAE de Arcoverde

Na UPAE de Arcoverde, esta terça-feira (20) foi dia de pensar sobre o autocuidado, que significa um conjunto de atitudes que cada pessoa faz com o objetivo de cuidar de si mesma. A reflexão e orientações sobre como colocar essa prática na rotina do dia a dia foram trazidas para a unidade pela psicóloga Patrícia Ivanca, por meio da palestra Autocuidado em tempo de Pandemia. “Essa é uma ação importante em todos os instantes de nossas vidas, mas acredito que com a pandemia, essa necessidade ficou ainda mais evidente”, afirmou.

Psicóloga do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) do município e docente da AESA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde), Patrícia alerta para o fato de que, no momento em que negligenciamos o autocuidado, acabamos por ignorar sinais e sintomas importantes apresentados pelo nosso corpo e nossa mente. “A ansiedade e o estresse são os aspectos mais recorrentes. Alguns sintomas, entrentanto, não necessariamente se enquadram em um quadro de ansiedade, mas mesmo assim, representam esse transtorno”, explica.  

Entre esses transtornos, a psicóloga cita o pensamento catastrófico, pensar demais no futuro e outros ainda ligados ao estresse e que geram fadiga, irritabilidade e outros sinais que dificultam o dia a dia pessoal e, também, no ambiente de trabalho. Durante a palestra, Patrícia Ivanca falou ainda sobre o comprometimento físico apresentado em sintomas de falta de energia e fadiga, entre outros. Por fim, ela deu orientações sobre a gestão do autocuidado.

 

“Não existe uma receita de bolo. Mas posso indicar umas sugestões. A primeira coisa é reconhecer se esses sintomas estão no nível adequado ou se precisam da intervenção de um profissional habilitado. Outra conduta é buscar momentos que sejam prazerosos, que te tragam calma e paz. Para alguns, pode ser ler um livro, já para outros é escutar música ou fazer meditação. Isso é bem individual”, ressalta Patrícia. Ainda durante o encontro, ela interagiu com os colaboradores da unidade, tirando dúvidas dos participantes. E, ao final, elogiou a iniciativa da UPAE de Arcoverde, que tem coordenação geral de Luiz Gonzaga. “Essa é uma das iniciativas que eles desenvolvem aqui de cuidar daquelas pessoas que cuidam dos outros. A UPAE está de parabéns”, elogiou.

Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Arcoverde está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.