HCP Gestão
Blog

Hospital da Mulher abre 40 leitos para atendimento Covid

Nesta quarta-feira (24), em visita ao Hospital da Mulher do Recife (HMR), o prefeito João Campos anunciou a abertura de novos leitos que integrarão a rede hospitalar de atendimento aos pacientes com o novo coronavírus. A secretária de saúde do município, Luciana Albuquerque, o superintendente geral do HCP Gestão, Filipe Bitu, e a diretora geral do HMR, dra. Isabela Coutinho, também acompanharam a visita. “Quero agradecer toda a equipe do Hospital da Mulher em nome de Filipe Bitu e dr Isabela por unir esforços para podermos atender a população nesse momento difícil”, agradeceu o prefeito.

A abertura acontecerá de forma gradativa. Ainda nesta quarta-feira, a unidade disponibilizará 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria. Até o final deste mês, a unidade irá dispor de 40 leitos exclusivos para Covid 19, sendo 30 de UTI e 10 de Enfermaria. Entre diaristas e plantonistas, ao todo, 253 profissionais estarão envolvidos no trabalho. Desses, 225 serão contratados e 28 foram remanejados internamente.

Para receber os pacientes com a Covid 19, o HMR precisou fazer adaptações físicas e de funcionamento. O acesso de pacientes de Covid será totalmente independente dos demais pacientes que chegarem ao HMR, para garantir a segurança e o isolamento necessários.

Alguns serviços permanecem com suas atividades normais como a Emergência (que atende gestantes e urgências ginecológicas) e a Maternidade, além do Centro de Imagem. Já o ambulatório funcionará parcialmente. Continuam com atendimento regular, as especialidades de pré-natal de alto risco, planejamento familiar, psiquiatria, ambulatório de cirurgia (pré e pós operatório) e egressos.

Para dar lugar à assistência Covid, o Hospital da Mulher precisou passar por modificações. A enfermaria de gestação de alto risco e de cirurgia ginecológica, que funciona no segundo andar da unidade, foi deslocada para o térreo, em parte da área do ambulatório. A outra parte permanece com atividade ambulatorial funcionando com o serviço reduzido. Todo o trabalho envolveu readequação física, elétrica, montagem de equipamentos hospitalares, higienização e desinfecção. O funcionamento segue os protocolos de proteção e segurança para atendimento aos pacientes com o novo coronavírus.

Combate à Pandemia - Essa é a segunda vez que o Hospital da Mulher do Recife reforça a rede de atendimento da Covid-19. Em 2020, o Hospital chegou a ter 208 leitos exclusivos para recebimento de pacientes com o novo coronavírus, sendo 54 leitos de UTI e 154 de Enfermaria. O serviço funcionou do dia 29 de abril de 2020 até 30 de setembro do ano passado. A desmobilização dos leitos aconteceu de forma gradativa, na medida em que os casos da doença foram diminuindo.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher esta sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.