HCP Gestão
Blog

HCP Gestão leva programa de Educação Permanente como forma de melhoria da assistência à saúde

 

Dentro da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o HCP Gestão, através da proposta da Educação Continuada em Saúde, realiza mensalmente em todas suas unidades, uma série de palestras e treinamentos a fim de estreitar a relação entre a educação e o trabalho. Gestão, participação e formação são construídos na prática, através do conhecimento repassado por trabalhadores e voluntários. 

Em cada uma de suas unidades a OSS possui uma Comissão de Educação Permanente, responsável por programar, reunir e promover mensalmente os encontros e temas que contribuirão para a formação dos profissionais, construindo relações integradoras entre os colaboradores dentro das unidades de saúde. 

UPAE Arcoverde 

A UPAE em Arcoverde, por exemplo, realizou na última terça-feira (23), a palestra “Vacinação: um ato de amor”, voltada aos acompanhantes e pacientes que aguardavam atendimento. O encontro aconteceu na sala de espera e levantou questões sobre a importância da imunização, além de esclarecer os mitos que giram em torno da vacina da Covid-19. 

UPAE Arruda 

A Cipa tem um papel importante de Educação Permanente junto aos profissionais. A UPAE do Arruda, por sua vez, aproveitou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) para conscientizar os funcionários sobre quais são os atos de segurança necessários nos locais de trabalho que podem ser fundamentais para a realização das funções sem causar danos aos colaboradores. A programação reuniu temas como saúde mental, álcool e drogas, e ginástica laboral. 

UPAE Belo Jardim 

Já a UPAE de Belo Jardim realizou no último dia (25), através da Comissão de Educação Permanente, CIPA, CCIH e Humanização, palestra sobre as IST'S e a importância do uso do preservativo aos seus colaboradores. Na ocasião 40 colaboradores foram testados para HIV, SIFILIS e as Hepatites virais  B e C. 

UPAE Caruaru 

Seguindo o cronograma anual de treinamento do HCP Gestão, a UPAE de Caruaru recebeu na última quinta-feira (25), o treinamento Comunicação Assertiva, que foi ministrado pelo analista de RH Jessé Araújo. A formação, voltada a todas as áreas assistenciais e administrativas, tem como objetivo principal trazer eficiência e eficácia ao processo comunicacional dentro das unidades de saúde administradas pelo HCP Gestão. 

HSS 

Outra unidade a receber a formação foi o Hospital São Sebastião (HSS), em Caruaru. A unidade foi contemplada na última semana com o treinamento. O objetivo principal da formação foi apresentar de forma direta como tornar a comunicação mais assertiva e facilitar tanto o processo interno quanto o atendimento aos pacientes. 

HMR 

E no HMR, por fim, a Comissão de Educação Permanente reuniu nesta segunda-feira (22), os doutorandos e residentes para a Reunião Materno Infantil. Na ocasião, foram estudados dois casos de pacientes atendidos no hospital. Em destaque, uma gestante e um bebê acometidos com sífilis. 

O HCP Gestão é a Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, e atualmente possui contratos de gestão com o Governo do Estado de Pernambuco e com a Prefeitura da Cidade do Recife.